UMA CAGADA GENTIL

 

[CONTEMPLAÇÕES DA METÁFORA OU CARTA PARA CARLA]

 

Com que prazer me brinda; o gosto mais gostoso de poder ler esses poemas e experimentar primeiro o banheiro da metáfora. O corpo como um lugar de inteligência e o poema como uma necessidade antropológica sem necessidade. Vamos traçar uma rota geográfica para os corpos distinguidos pela bosta.

Eu vivo subtraída pela dificuldade da linguagem (que se impõe como cognação, não como fenômeno), mas quando chegou às Edições Macondo a metáfora mais gentil do mundo gentil, de Carla Diacov, senti que escrever era mais que necessário, antes de tudo um manifesto. Vamos traçar uma rota geográfica para os corpos distinguidos pela bosta.

Eu vivo subtraída pela dificuldade da linguagem (que se impõe como cognação, não como fenômeno), mas quando chegou às Edições Macondo a metáfora mais gentil do mundo, de Carla Diacov, senti que escrever era mais que necessário, antes de tudo um manifesto. Um jogo de repetições e, antes de tudo, metáforas; falar sobre uma coisa falando sobre outra coisa, o poema como uma dobra. As repetições criam ambientes de destruição. As vozes friccionadas no banheiro, sendo e não sendo corpo. O devir pela destruição.

O banheiro é o local de liberdade desse corpo e onde todos se unem: na excreção. Mas também segrega os corpos de classe: rico e pobre. Cagar, como uma identidade. Ainda o quadrado vermelho, o calor fechado. O banheiro me lembra essa menina argentina que estou traduzindo, Alfonsina Brión, que também gesticula com o corpo que vai ao banheiro na ponta dos pés para treinar um discurso. A poesia como um discurso possível dentro das impossibilidades impostas pela linguagem.

O final, irmãozinha, é um vazio (o que é o vazio?) tumultuado, repleto de gentes outras que no final vai dar na gente. O mapa de uma rua é um mapa de uma casa que é um mapa de quem vive. Agora me dou conta de que é impossível terminar essa carta, dizer o que é melhor. Eu não termino um texto desde 2004.

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s