MULHERES FAZEM // 2015

Normalmente, no final do ano, a gente faz uma retrospectiva, promete coisas diferentes para o próximo ano. Eu quis fazer uma retrospectiva de mulheres que me marcaram nesse 2015. Foi um ano fácil? Não. Mas foi um ano de engajamento e luta. Desejo muita mulher forte na vida de vocês!

Fiz uma lista com as 10 mulheres de 2015. Confira:

01. Anelise Freitas // EU

ane.jpg

Sim, é pouco modesto me inserir nesta lista (principalmente em primeiro lugar), mas, vamos lá: aos 20 anos eu engravidei no meio da primeira graduação, trancando apenas um período (e consegui terminar o curso de Comunicação Social antes da minha turma); meu sonho era fazer Letras, daí passei no vestibular em segundo lugar e, atualmente, faço duas graduações (Português e Espanhol); no meio dessa graduação, eu resolvi tentar o mestrado em Estudos Literários, passei sem bolsa (por isso tenho dois empregos fixos); em abril, junto aos meus amigos da faculdade, assumi a gestão do CA da Letras; esse ano eu criei uma revista de poesia e uma editora (que dão trabalho, não dinheiro). Ou seja, eu faço duas graduações, mestrado, trabalho, milito, faço produção editorial e ainda tento passar o máximo de tempo com meu filho, me desdobro. Eu tenho muito orgulho da minha luta, que não é pouca!

02. Fabíola Barros // A INTERNET

NÃO VOU COLOCAR FOTO DELA AQUI, PORQUE ESSA MULHER JÁ FOI MUITO EXPOSTA.

A Fabíola foi exposta nas redes sociais como a “traidora”, “a esposa vagabunda”, “safada”, “piranha”. Pô, Léo, com tanta piranha, logo a Fabíola, posse do seu melhor amigo? Não tem nada a ver com você Fabíola, tem a ver com dois sacudos que não se perdoam porque tiveram suas fraquezas expostas, você é só um objeto barato. A Fabíola é uma mulher linda e ninguém tem que julgar nada, isso é da intimidade dela (se tá certo ou errado, foda-se). Ser corno não é o problema Cadu, o problema é jogar isso na internet como se a Fabíola fosse o próprio Satanás (principalmente dando uns tapas nela, como se ela merecesse isso porque, afinal de contas, ela é uma vagabunda). Somos todas Fabíola. E ela entra aqui como um símbolo de resistência ao machismo. Fabíolas, uni-vos!

04. Viviane de Sales 

VIVI.jpg

Nem lembro como conheci a Vivi. Acho que foi por causa da poesia (sempre ela!). Desde então, essa jornalista, que estudou Ciências Sociais na PUC-Rio e criou o Poesia de Esquina, evento literário que acontece na Cidade de Deus, mexe sempre comigo. A garra dessa mulher linda motiva muito e motiva sempre.

04. Anna Muylaert // A SEGUNDA FASE É MUITO MAIS DIFÍCIL

anna.jpg

Já falei da Anna aqui: ela participou da minha infância na TV Cultura. Ela entra nessa lista porque dirigiu o filme nacional mais espetacular e falado no Brasil (e no mundo), mas na estreia teve que lidar com dois outros diretores misóginos. Vai ter mulher diretora, atriz, produtora, escritora (e o que mais nós quisermos ser ou fazer) e se reclamar vai ter o dobro, o triplo.

05. Karol Conka // TOMBAMENTO

karol

Eu ouvia a Karol desde muito tempo… Daí fui pra Curitiba ano passado e as pessoas me falavam da Karol, que ela era de lá… E em Curitiba eu vi a coisa mais linda da minha vida: um maracatu no Largo da Ordem. Acho que as coisas foram se misturando e eu criei uma super relação afetiva com a cidade e com a Karol. Esse ano, tombando geral, ela lançou o disco É o poder: aceita que dói menos.

06. Think Olga // #EMPODERAMENTO

olga.png

Eu tenho os meus problemas com a palavra “empoderamento”, porque ela é muito restrita. Como a patroa empodera a empregada? Como a empresária empodera sua operária? A palavra empoderar não pode vir sozinha, mas é preciso ressaltar o trabalho das meninas do Think Olga, que empodera mulheres através de informação, criou várias campanhas durante o ano e fizeram um bom trabalho sim.

07. Centro Acadêmico Murilo Mendes // NÃO TEM CARIMBO

ca.jpg

Em abril de 2015 assumi, junto com a chapa Pra sair do gabinete, a gestão horizontal do CA da Letras/UFJF. São muitas pessoas, mas as mulheres da chapa são maioria e, melhor, são mulheres de luta! Construímos a semana acadêmica do nosso curso promovendo um debate sobre as opressões, discutindo temas da literatura que raramente estão na grade curricular e trazendo muitas mulheres para debater nas mesas, fizemos a curadoria de uma exposição sobre mulheres. Meninas, sem vocês eu não teria tanta coragem de tocar toda essa loucura que é a minha vida. Partilhamos a luta e esse amor, que é grande, ambos são.

08. Daniela Lima // FEMINISMO E ORGANIZAÇÃO POLÍTICA

daniela.jpg

A internet teve um papel muito importante para as mulheres nesse 2015. Criamos hashtags, denunciamos, escrevemos textões, nos organizamos para chegar às ruas. A Daniela foi uma ativista linda, com palavras, sempre, inspiradoras. Eu parei de seguir todo reaça-coxinha e passei a seguir as mulheres-empoderadas. E a Daniela é uma delas, um exemplo dessas muitas mulheres que me fizeram ter muito mais orgulho de mim. Alguém que, para mim, conseguiu unir o teórico e a prática. Fazemos parte de um nicho machista e heteronormativo, a literatura, e eu vi muito escritor ganhador de prêmio promovido por outros homens cis sendo extremamente machista e misógino. Ou seja, é muito bom (e importante) essa representatividade da Daniela.

09. Elza Soares // CORAÇÃO DO MAR

elza.jpg

Quando eu ouvi pela primeira vez a música Formosa, de Vinícius de Moraes, na voz da Elza, eu fiquei alucinada. Essa mulher seria capaz de qualquer coisa com aquela voz divina. Entretanto, não bastou muito tempo para eu perceber como aquela música era extremamente machista (“mulher que nega não sabe não, tem uma coisa de menos no seu coração”, “mulher que nega, nega o que não é para negar”). Gente, fiquei puta com a Elza. Como aquela mulher empoderada, com aquela voz, poderia cantar uma música machista, escrita por um branco, cis, hetero e rico? Daí eu refleti mais uma pouco: aquela mulher, a Elza da Conceição Soares, filha de operário e lavadeira, a gente mais verdadeira desse país, nascida na favela da Moça Bonita (em Padre Miguel), negra, obrigada pelo pai a se casar aos 12 anos, passou por poucas e boas para chegar onde está (DIVA!). Essa mulher sofreu violências, preconceitos, perdeu filho, e ainda ri pra gente, canta com felicidade. Por isso ela é meu exemplo de mulher em 2015 (e pra vida). Esse ano, a Elzinha  nos presenteou com um novo disco (sou velhinha, falo disco mesmo): A MULHER DO FIM DO MUNDO. Sem dúvida, o melhor disco do ano, da Elza, das mulheres. Essa mulher merece a gente beijando os seus pés. Elza, você pode e vai cantar até o fim, vai sim!

10. Gegê // A PRIMEIRA

gege

A Gegê é a mulher que me ensinou (e ensina) que homem nenhum é melhor que eu e que não devo me envergonhar do meu corpo. Sempre me incentivou a estudar, porque “mulher tem que ter seu dinheiro para não depender de homem” (sem ler a Virgínia Wolf ela já sabia que uma mulher precisa de dinheiro e um teto todo seu). A Gegê se reconstrói, se multiplica, criou três filhos com salário mínimo, dedica seu tempo para os outros (nunca a vi sendo egoísta). Um exemplo, um amor. Além de ser essa mulher incrível ela é minha mãe e a primeira mulher que vi sendo feminista (e ela ainda nem sabia que essa palavra existia).

Responder

