UM PAÍS DE ESQUERDA

O Brasil é um país de esquerda. Um país de esquerda se constrói com militantes fervorosos, buscando converter uma sociedade essencialmente corrompida em companheiros que, mais tarde, caso exista uma rachadura, será tratado como reacionário e pelego. Mas o Brasil também é um país de direita, que assim como o seu oposto, a esquerda, é construída com militantes fervorosos, buscando manter a corrupção da sociedade.

O Brasil, obviamente, precisa estar um país à esquerda. Porque um país à esquerda pensa o coletivo. Um país à esquerda não oprime negros, mulheres, homossexuais, transexuais. Um país essencialmente à esquerda quebra os grilhões. Existe em consonância, não com abuso. É mais capaz.

O Brasil, obviamente, não está um país à esquerda – mas não digo que o motivo seja SÓ esse – porque depositamos todas as esperanças da esquerda em um partido. Não é possível pensar à esquerda e estar em um partido político. Eu votei no Lula, queria um país melhor, mais à esquerda. Mas agora eu vejo esse sistema de partidos sendo massacrado pelos movimentos sociais que, de maneira mais efetiva, conseguem dar respostas mais igualitárias e pungentes. Enquanto os movimentos sociais conseguem criar uma unicidade e verdade implícita muito maior e mais congruente, os partidos se esfacelam em pequenos amontoados de interesses pessoais. O povo é o social, o partido é um grupo. Alguns são de direita, outros de esquerda. E agora que o PT não responde mais aos anseios de esquerda? O partido político não cria identificação. Buscamos uma nova referência ou recriamos para além de dicotomias?

Precisamos, urgentemente, rever não só as nossas alianças partidárias, mas sociais. Construir nossas (e novas) identidades e agrupamentos, entendendo os espaços como um bem comum. Respeitando a diversidade como um fator constante no mundo e o respeito como fonte inesgotável, como um combustível (trans)nacional. Talvez seja a hora de romper com os partidos, mas não com os movimentos sociais, não com o coletivo, não com a esquerda.

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s